Sugestão para trabalhar com o nome na Educação Infantil

Aprender sobre o nome é uma parte essencial do aprendizado sobre letras e alfabetização na educação infantil. Os benefícios das vivencias da escrita de nomes são incríveis, mas a mágica está na prática. Por isso hoje venho compartilhar uma atividade do qual desenvolvi com as crianças junto as famílias durante a pandemia no ensino remoto.

• Campos de experiências: Eu, outro, e o nós.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais você convive.
• Materiais: Livro digital, folha sulfite, lápis de cor para colorir.
• Desenvolvimento: Organize em sua casa um cantinho aconchegante. Pode ser na sala ou no quarto, para junto de sua família fazer a leitura do livro digital:

O nome da gente, da Autora: Naiara Passioni

Para acessar o livro é só clicar no link: https://livros.aprender.digital/

Ao clicar no link irá aparecer na tela a opção para escrever o nome da criança. Abaixo do nome, a opção: escolha a frase o nome dele é, o nome dela é. Você irá escolher uma dessas opções, depois deverá clicar em gerar o livro. O link gerará a história que vocês irão assistir juntos para descobrir as novidades que aparecerão.

• Após terem acompanhado a história digital façam um desenho bem lindo na folha sulfite sobre a história: O nome da gente. Deixe a criança tentar fazer a escrita espontânea do nome junto ao desenho. Este desenho deverá retornar para sala de aula para socializar com os colegas em roda de conversa.

Pratique reconhecer, soletrar e escrever esses nomes de várias maneiras divertidas e lúdicas.

Feliz escrita de nomes!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here