Projeto Dia das Mães

Preparar as atividades para o Dia das Mães é algo muito especial, tanto para os pequenos como para os professores. A data de comemoração do Dia das Mães é no segundo domingo de Maio, então a cada ano você pode fazer um grande projeto ou plano de aula especialmente para esta data comemorativa.

JUSTIFICATIVA: Trabalhar hoje este tema representa um grande desafio para muitos professores. Atualmente muitas crianças fogem da estrutura de família tradicional, são vários os exemplos: tem crianças que são criadas pelas avós ou pelas tias, casos de separação dos pais ou até mesmo crianças que crescem sem a presença da mãe, entre outros. Sendo assim é de estrema importância trabalhar a afetividade e o respeito, deixando livre a escolha da pessoa homenageada e cabe ao professor mostrar as crianças e trabalhar de forma lúdica e diferenciada sobre esta data, de modo que os alunos percebam que a figura materna está em muitas pessoas, não importando se é a mãe verdadeira ou postiça, mãe-avó ou mãe-tia. Sem falar no pai, que muitas vezes também é mãe. É necessário muito critério e bom senso ao planejar as atividades, visto que elas tocam muito profundamente na sensibilidade dos alunos. É preciso pensar em coisas realmente significativas e adequadas à realidade da comunidade. Criar algo que possa ser valorizado pelos alunos e pelas famílias! Sendo assim este projeto tem o intuito de trabalhar todos os aspectos citados, reforçando que mãe é aquela que se ocupa da criança, que educa, dá amor e carinho.

OBJETIVO GERAL: Fortalecer os laços afetivos na família, valorizando o papel da mãe como elemento fundamental na constituição de um grupo familiar;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Reconhecer a importância da figura mãe no desenvolvimento do caráter humano;
  • Fortalecer os vínculos entre família e escola;
  • Proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos contexto familiares;
  • Promover e estimular a linguagem oral, cognitivo e motor;
  • Estabelecer e ampliar as relações sociais;
  • Estimular a afetividade entre as crianças e as mães;
  • Desenvolver atenção e a criatividade;
  • Desenvolver a leitura através da visualização de figuras.

AVALIAÇÃO: Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

SeAsCoisasFossemMaesSUGESTÃO DE LIVRO: “Se as coisas fossem mães” de Sylvia Orthof.
Como seria se a Lua fosse mãe? E se a cadeira fosse mãe, quem seriam seus filhinhos? Esta é a temática deste belo livro em que Sylvia Orthof expõe de forma simples e singela o conceito de mãe, expandindo-o aos objetos que nos cercam no cotidiano. Muito legal para trabalhar com os pequenos em sala de aula, use de sua criatividade e após a leitura faça uma roda de conversa deixando livre para que as crianças possam expor seus pensamentos e sentimentos.

Sugestões de Atividades:

Segue seleção de ideias:

Letra de música para mamãe:

musica-para-mamae

Mari Orben
Mari Orben
Olá, tudo bem? Sou Graduada em Pedagogia, Pós Graduada em Contação de Histórias e Musicalização na Educação Infantil e Anos Iniciais. Atualmente atuo como professora de educação infantil na cidade de Joinville/SC.

2 Comentários

  1. Pablo Albano disse:

    Parabéns por esse projeto certamente será muito útil a professores da área!

Deixe uma resposta

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress

CONTEÚDO VIP!

Coloque o seu email abaixo e receba gratuitamente as novidades do meu blog!