O Peixinho Arco Íris

Uma história de amizade que ensina a importância de compartilhar.

Hoje trago um pequeno reconto da história O peixinho Arco Íris, que traz uma mensagem lúdica sobre o compartilhar e a amizade.

Conta sobre um lindo peixe com escamas coloridas que não quer dividi-las com ninguém e aos poucos vai ficando sozinho e triste e aprende a fazer amigos compartilhando com eles seus bens mais valiosos.

Após a contação de história, que tal fazer uma roda de conversa, interagindo com crianças e ensina-las a dividir algo, ou até mesmo para as crianças maiores recontar a história usando eles como personagens?

Deixo aqui apenas uma ideia, depois me contem como foi!

O PEIXINHO ARCO ÍRIS 

Título original: DER REGENBOGENFISCH
Autor: Marcus Pfister
Tradutor: Isa Mara Lando

Lá bem distante, bem no fundo do mar vivia um peixinho todo colorido.

As suas escamas eram todas coloridas, eram verdes, vermelhas, azuis e prateadas.Os outros peixes ficavam encantados com a sua beleza ,eles a chamavam de ARCO ÍRIS .

– Venha peixinho lindo venha brincar conosco!

Mas ele apenas passava, orgulhoso e calado, com suas escamas cintilantes, nem dava atenção aos outros peixes.Um dia o peixinho azul começou a acompanhá-lo.

– Arco íris espere por mim! Por favor dá-me uma das tuas escamas brilhantes; elas são tão lindas e tu tens tantas que nem não vai fazer falta.

– Você está pedindo uma das minhas escamas especiais? quem você pensa que é – Gritou o Arco Íris!

Magoado o peixinho azul se afastou; ele estava magoado e muito triste, foi se juntar com seus amigos.

Desse dia em diante todos os peixes se afastaram, deixando o Arco Íris sozinho.

Passou muito tempo e o peixinho colorido começou a sentir-se triste e sozinho , muito triste, uma estrela do mar disse-lhe que fosse à gruta falar com o polvo sábio.

O polvo disse-lhe que ele tinha de partilhar para ter amigos.

Até que um belo dia o peixinho azul voltou novamente a pedir uma escama colorida; e finalmente o peixinho Arco Íris pegou numa de suas escamas e deu-lhe.
O peixinho azul ficou tão contente que foi mostrar aos seus amigos o que tinha acontecido.

Aos poucos foram chegando todos os peixes cada um de uma cor, e o peixe Arco Íris foi dando a cada um uma das suas escamas; e todos contentes convidaram-no para brincar e nadar no mar.

Após esse momento todos ficaram amigos para sempre e felizes.

Mari Orben
Mari Orben
Olá, tudo bem? Sou Graduada em Pedagogia, Pós Graduada em Contação de Histórias e Musicalização na Educação Infantil e Anos Iniciais. Atualmente atuo como professora de educação infantil na cidade de Joinville/SC.

20 Comentários

  1. samara disse:

    Oi Boa tarde qual a melhor série a ser trabalhado essa história ??

  2. Maria José Mendes Alkmim disse:

    Que história linda!!! Contei para o meu filho, de 6 anos… Ele achou tão bacana que preparou o reconto para os coleguinhas em sala na aula de socioemocinal… Fomos pra internet e pesquisamos um peixinho de “bocão”, e ele ensinou para os coleguinhas na aula de Artes… Isso tudo por meio de aulas on line… Foi Show!!! Sucesso absoluto… Parabéns, Mari!

    • Mari Orben disse:

      Oinnn…que legal! Que experiência bacana ein!!! Quanto crescimento e desenvolvimento envolvido! Estou muito feliz em poder contribuir um pouquinho com meu conhecimento! Desejo tudo MELHOR para vocês…beijão

  3. Rosangela disse:

    Amei a história e como estou gravando aulas on line por causa da pandemia do covid 19, vou confeccionar os peixinhos com e.v.a. e filmar eu contando para meus alunos.
    Obrigada por compartilhar conosco!
    Grande abraço!

    • Mari Orben disse:

      Que legal!!! Fico tão feliz em saber que estou contribuindo com outras colegas de profissão!!! Depois nos envie sua aula, podemos postar ela aqui! Um beijão, que Deus te abençoe!!!

  4. MEL ROCHA disse:

    GOSTEI MUITO!

    Gostaria muito de poder imprimir o livro para poder presentear meus alunos.

  5. Andre disse:

    Eu li esta história pro meu filho de 5 anos e ele adorou. Pediu pra eu escrever aqui 🐟🐠🌈

  6. Luana disse:

    Oi gostei dessa historia, não conhecia. Agora vou fazer uma vídeo aula contando essa historia, espero que os alunos gostem também.
    Parabéns

  7. Alcione disse:

    Vou contar ela hoje na escola, gostei muito!

  8. Ione disse:

    Gostei bastante dessa história, além da ludicidade percebe-se claramente os valores contidos nela. Vamos dramatiza- la para as crianças do infantil.

  9. Liliana disse:

    Perdoe-me Mari…fiz uma pequena confusão com o nome.

  10. Liliana disse:

    Boa noite,Kelly!
    Sou educadora infantil e me chamo Liliana,estarei contando a história do Peixinho Arco Íris para os alunos do segmento infantil do Colégio que trabalho aqui em Belo Horizonte. Agradeço por disponibilizar uma história com a temática tão interessante. Abraços Liliana

  11. Kelly disse:

    Adorei a ideia e sua roupa também. A professora da minha filha quer que cada mãe de cada criança, conte uma história para as crianças, e estarei contanto a história do peixinho arco iris. Obrigada Mari

    • Mari Orben disse:

      Que legal Kelly! Fico muito feliz em estar contribuindo com um pouco do meu conhecimento com vocês! Outra ideia que você pode fazer é trocar o personagem peixinho por minhoca e produzir com meia e costurar pequenos pedaços de velcro para grudar o feltro ou tecidos coloridos! Após a confecção da minhoca colorida, as crianças podem contar e recontar a história brincando! Já fiz e deu super certo! Beijão, nos conte depois a sua experiência e mande fotos! ❤️😘

    • Rosangela disse:

      gostei. muito da história hoje vai ter apresentação na igreja sobre Pedro e Thiago no barquinho e vou aproveitar para contar essa história na escolinha parabéns

Deixe uma resposta

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress