O Peixinho Arco Íris

Uma história de amizade que ensina a importância de compartilhar.

Hoje trago um pequeno reconto da história O peixinho Arco Íris, que traz uma mensagem lúdica sobre o compartilhar e a amizade.

Conta sobre um lindo peixe com escamas coloridas que não quer dividi-las com ninguém e aos poucos vai ficando sozinho e triste e aprende a fazer amigos compartilhando com eles seus bens mais valiosos.

Após a contação de história, que tal fazer uma roda de conversa, interagindo com crianças e ensina-las a dividir algo, ou até mesmo para as crianças maiores recontar a história usando eles como personagens? Deixo aqui apenas uma ideia, depois me contem como foi!

 

O PEIXINHO ARCO ÍRIS

Título original: DER REGENBOGENFISCH
Autor: Marcus Pfister
Tradutor: Isa Mara Lando

 

 

 

Lá bem distante,bem no fundo do mar vivia um peixinho todo colorido. As suas escamas eram todas coloridas,eram verdes, vermelhas, azuis e prateadas.
Os outros peixes ficavam encantados com a sua beleza ,eles a chamavam de ARCO ÍRIS .

– Venha peixinho lindo venha brincar conosco!

Mas ele apenas passava,orgulhoso e calado,com suas escamas cintilantes,nem dava atenção aos outros peixes.
Um dia o peixinho azul começou a acompanhá-lo.

– Arco íris espere por mim!Por favor dá-me uma das tuas escamas brilhantes; elas são tão lindas e tu tens tantas que nem não vai fazer falta.

– Você está pedindo uma das minhas escamas especiais? quem você pensa que é – Gritou o Arco Íris!

Magoado o peixinho azul se afastou;ele estava magoado e muito triste, foi se juntar com seus amigos.

Desse dia em diante todos os peixes se afastaram, deixando o Arco Íris sozinho.

Passou muito tempo e o peixinho colorido começou a sentir-se triste e sozinho , muito triste, uma estrela do mar disse-lhe que fosse à gruta falar com o polvo sábio.

O polvo disse-lhe que ele tinha de partilhar para ter amigos.

Até que um belo dia o peixinho azul voltou novamente a pedir uma escama colorida;e finalmente o peixinho Arco Íris pegou numa de suas escamas e deu-lhe.
O peixinho azul ficou tão contente que foi mostrar aos seus amigos o que tinha acontecido.

Aos poucos foram chegando todos os peixes cada um de uma cor, e o peixe Arco Íris foi dando a cada um uma das suas escamas; e todos contentes convidaram-no para brincar e nadar no mar.

Após esse momento todos ficaram amigos para sempre e felizes.

Mari Orben
Mari Orben
Olá, tudo bem? Sou Graduada em Pedagogia, Pós Graduada em Contação de Histórias e Musicalização na Educação Infantil e Anos Iniciais. Atualmente atuo como professora de educação infantil na cidade de Joinville/SC.

2 Comentários

  1. Kelly disse:

    Adorei a ideia e sua roupa também. A professora da minha filha quer que cada mãe de cada criança, conte uma história para as crianças, e estarei contanto a história do peixinho arco iris. Obrigada Mari

    • Mari Orben disse:

      Que legal Kelly! Fico muito feliz em estar contribuindo um pouco do meu conhecimento com vocês! Outra ideia que você pode fazer é trocar o personagem peixinho por minhoca e produzir ela com meia e grudar cim velcro pedaços de feltro ou tecidos coloridos! Após as próprias crianças podem contar e recontar a história brincando com a minhoca colorida! Já fiz e deu super certo! Beijão, nos conte depois a sua experiência e mande fotos! ❤️😘

Deixe uma resposta

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress

CONTEÚDO VIP!

Coloque o seu email abaixo e receba gratuitamente as novidades do meu blog!