Dicas de Estudos de Libras

Oiiii gente!!! Vamos de recomendações, compartilhando conhecimento!
Se você tem interesse em estar aprendendo libras e de conhecer um pouco sobre a cultura dos surdo, te convido para algumas leituras e a conhecer a página e trabalho da interprete de libras Laura Serpa. (Link da página). Neste espaço você terá acesso a atividades adaptadas ou reelaboradas para Educação de Surdos, vídeos de palestras, materiais para baixar, experiências vivenciadas entre outros conteúdos.

SEGUE MATERIAL PARA BAIXAR:

Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais, uma língua de modalidade gestual-visual onde é possível se comunicar através de gestos, expressões faciais e corporais. É considerada uma língua oficial do Brasil desde 24 de Abril de 2002, através da Lei nº 10.436. A Libras é muito utilizada na comunicação com pessoas surdas, sendo, portanto, uma importante ferramenta de inclusão social.

RECOMENDAÇÃO DE LEITURA:

O que todo pedagogo precisa saber sobre librasTítulo: O que todo pedagogo precisa saber sobre libras

Autor: Eduardo de Campos
Coleção: 2º Edição (2015)

Considerando o atual cenário político educacional do Brasil, a LIBRAS, como uma das línguas oficiais do País, marca uma história de lutas de surdos em relação aos direitos de sua comunidade e de sua identidade surda. Como resultado destas lutas, o reconhecimento da LIBRAS como uma das línguas oficiais do Brasil quebra paradigmas quando o assunto é “língua e comunidade formada por seus usuários”: surdos e ouvintes. Modifica, então, as relações entre professor e aluno, empregador e empregado, família e responsabilidade por meio da filiação.

Partindo destas considerações, este livro se propõe a pensar a educação dos surdos e abordar alguns aspectos em nível de desenvolvimento cognitivo em uma tentativa de elucidar algumas dúvidas. Aborda entre outros temas: o desenvolvimento dos surdos por meio da língua de sinais, a relação entre lei e direitos dos surdos, aspectos inclusivos (multiculturais) em uma perspectiva da educação multifacetada e a representação da Língua Portuguesa para os surdos.

Como os pedagogos são os primeiros profissionais (na medida em que atuam desde a Educação Infantil) a terem contato com pessoas surdas – fora do ambiente familiar ou clínico –, “O que todo pedagogo precisa saber sobre Libras” direciona seus capítulos a este profissional, para que possa se orientar em seu trabalho docente. Entretanto, é recomendável para qualquer profissional da educação ou familiar que tenha relação com pessoas surdas. Para entender sobre LIBRAS, conhecer essa obra é um passo inicial. Então, boa leitura!

RECOMENDAÇÃO DE APLICATIVO:

Hand Talk Tradutor para Libras

Um excelente aplicativo do qual você interage e aprende de forma lúdica a linguagem de Libras. A plataforma é liderada pelo Hugo, um simpático intérprete virtual que traduz e te ensina os movimentos certos, expressões e sinais, podendo ser utilizado por crianças e adultos.

Corre lá conhecer, esta é mais uma possibilidade para quem deseja aprender ou se aperfeiçoar no idioma.

Aplicativo disponível para smartphones e tablets nas lojas de aplicativos do Android e IOS.

Vamos nos ajudar gente linda!!! Deixem nos comentários ou enviem por e-mail ideias, sugestões de atividades, leituras, artigos, para que assim possamos crescer como pessoa e profissional.

Beijosss e bom estudos…

Mari Orben
Mari Orben
Olá, tudo bem? Sou Graduada em Pedagogia, Pós Graduada em Contação de Histórias e Musicalização na Educação Infantil e Anos Iniciais. Atualmente atuo como professora de educação infantil na cidade de Joinville/SC.

1 Comentário

  1. Rubia disse:

    Obrigada por contribuir com o livro é o aplicativo.

Deixe uma resposta

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress