Atividades de Natal

Um mundo de atividades, focados em tradições e feriados, celebrados por pessoas de todo o mundo. Uma data com muita magia, cor, luzes piscando, alegria, presentes e famílias reunidas… O Natal é uma data muito importante do nosso calendário, que infelizmente foi se tornando apenas um dia comercial, com estímulo a compras, e o verdadeiro sentido foi sendo, pouco a pouco deixado de lado.

Natal é o nascimento de Jesus Cristo, e ele nasceu em uma humilde manjedoura, apesar de ser o filho de Deus. É preciso resgatar, portanto, as origens reais desta data, conversando com os pequenos sobre perdão, amor ao próximo, fraternidade e humildade, dentre outros valores que vem sendo esquecidos.

Dar e receber presentes, festejar é muito bom, porém, sem esquecer o real sentido da festa!

Na manhã de Natal, meninos e meninas ao redor de cada país, acordarão cedo e correrão animadamente para ver o que Papai Noel deixou para eles …

As crianças comemoram as férias de Natal de muitas maneiras diferentes.

É possível proporcionar aos alunos atividades que resgatem o real significado do Natal, que  facilite a  construção de conhecimento das tradições da festa de forma participativa, e descontraída, buscando integrar diversas áreas e permitindo a livre criação, interação e o diálogo, respeitando, porém, as diferenças individuais. Vejam que interessante;

Na Alemanha, o dia 6 de Dezembro é um dia especial:

… Há uma tradição em toda a Alemanha no dia 6 de dezembro. Na noite do dia 05 de dezembro você coloca suas botas limpas (grandes) fora da casa na frente da porta ou dentro. Algumas pessoas também colocam um pão no peitoril da janela. O pão é para o cavalo branco de Papai Noel. Na manhã você vê que Papai Noel estava realmente em sua casa e põe coisas agradáveis ​​nas botas, por exemplo, todos os tipos de porções de frutas, doces, chocolate, pequenos presentes …

E na Itália, 6 de janeiro é um dia muito aguardado por muitas crianças: é o dia em que os três sábios chegam à caverna de Belém onde está o menino Jesus e lhe dão ouro, incenso e mirra e por isso na Itália as crianças recebem presentes tradicionalmente trazidos pela “Befana”, uma velha bruxa que entra em suas casas, através da chaminé. Este é o último dia para as férias de Natal na Itália.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

– Pesquisar mais explicações de celebrações de dezembro em todo o mundo, tendo uma visão multicultural do Natal.

– Se você pudesse dar algum presente para as pessoas do mundo, o que seria esse dom? Desenhe uma foto de seu presente e escreva uma frase para explicar o que é seu dom e por que você escolheu.

– Pendure um mapa do mundo no centro de um quadro de avisos. Convide cada aluno a escrever em um cartão com a expressão “Feliz Natal” em um idioma diferente. (veja Como é dito “Feliz Natal” em todo o mundo) Coloque um fio a cada cartão. Peça aos alunos que coloquem os cartões de “Feliz Natal” para o país apropriado.

– Para a Educação infantil segue abaixo um vídeo ensinando a fazer um móbile de anjinho. Além de trabalhar o significado de um dos símbolos de Natal com as crianças, você estará desenvolvendo e estimulando de forma lúdica a coordenação motora, a matemática, a oralidade, cores e muito mais.

Viram só… Dezembro oferece ótimas oportunidades para ensinar sobre o nosso mundo multicultural.

Divirtam-se…

Mari Orben
Mari Orben
Olá, tudo bem? Sou Graduada em Pedagogia, Pós Graduada em Contação de Histórias e Musicalização na Educação Infantil e Anos Iniciais. Atualmente atuo como professora de educação infantil na cidade de Joinville/SC.

Deixe uma resposta

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress

CONTEÚDO VIP!

Coloque o seu email abaixo e receba gratuitamente as novidades do meu blog!