Plano de Aula para Educação Infantil com o Tema Junino

Olá pessoal! Hoje trago um plano de aula para Educação Infantil com o tema junina. Esse plano de aula está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e inclui atividades como brincadeiras, música, comidas típicas e linguagem artística.

PLANO DE AULA TEMA: Festa junina

FAIXA ETÁRIA: 1 a 5 anos (Adaptar de acordo com cada faixa etária de idade).

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: Eu, o outro, e nós. Traços, sons, cores e formas. Escuta, fala, pensamento e imaginação. Espaço, tempos, quantidades, relações e transformações. Corpo, gestos e movimentos.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGENS:

  • (EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreender-se e fazendo-se compreender.
  • (EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
  • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura, e escultura, criando produções bidimensionais, e tridimensionais.
  • (EIO2EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
  • (EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES/METODOLOGIA

Atividade 1: Histórias sobre a festa junina

Na primeira atividade, sugere-se iniciar a aula contando histórias sobre a festa junina ou relacionado ao tema, despertando o interesse das crianças. É importante contextualizar a origem da festa, explicar as roupas típicas, os símbolos como fogueira, balões e bandeirinhas, além das comidas tradicionais.

  • Inicie a aula com uma história, A galinha ruiva do autor André Koogan Breitman.
  • Após a contação de história a professora vai comentar alguns fatos da história fazendo perguntas como: O que acharam da história? Vocês já viram uma plantação de milho? Já comeram algum alimento preparado com milho? Qual? Vocês já foram em alguma festa junina? Vocês sabem o que tem em uma festa junina? Por que comemoramos a festa junina? (comentar sobre os símbolos: fogueira, música, brincadeira, comidas típicas, etc.) Como vai ser nossa festa junina este ano? Entre outras perguntas.

FAZER DOWNLOAD DO LIVRO: A galinha ruiva – Ed Infantil

Atividade 2: Criar uma lagarta usando tampinhas de garrafa PET.

Na segunda atividade, as crianças são convidadas a criar uma lagarta utilizando tampinhas de garrafa PET. Essa atividade desenvolve os conceitos de números e quantidade, além de trabalhar a coordenação motora fina, incentivando a contagem.

ATIVIDADE 2 – A lagarta está com fome.

  • Confeccione uma lagarta com tampinhas de garrafa pet e cante a música para eles de forma lúdica.
  • Neste vídeo você pode escutar a música: (clique aqui)
  • Em casa, às crianças deveram colar tampinhas de garrafa pet em uma folha, uma atrás da outra, formando uma lagarta, podem desenhar, fazer os pés, os olhos, boca, etc. Dentro das tampinhas que estarão viradas com para cima, escrever uma sequência de números de 1 até 5 (se não conseguirem devem ou pedir ajuda dos pais). Em seguida contar os milhos e colocar a quantidade correspondente dentro das tampinhas.

Aqui você pode ver a construção da lagarta para se inspirar.

Atividade 3: Produção de obras de arte inspiradas em Alfredo Volpi

Na terceira atividade, a obra de Alfredo Volpi é apresentada e as crianças são incentivadas a produzir suas próprias obras de arte inspiradas em seu trabalho. Isso estimula a expressão artística e a criatividade dos pequenos. Forneça tintas, pincéis, papéis coloridos e deixe as crianças livres para expressarem suas ideias e o que sentiram.

  • Alfredo Volpi, Fachada das bandeiras brancas, 1950
  • Apresentar a obra de Volpi para as crianças. Perguntar o que eles estão vendo. Quais cores, formas, imagens, etc.
  • Falar um pouco do autor. Ele nasceu na Itália, veio para o Brasil ainda bebê com um ano e seis meses, morava em São Paulo e gostava muito de pintar fachadas de casas com bandeirinhas. (se possível mostrar outras obras também).
  • Pedir que as crianças produzam uma obra inspirada nas obras de Alfredo Volpi. Pode ser com pintura, colagem, deixe as crianças usarem a imaginação.

Atividade 4: Decoração para festa junina

Na quarta atividade, destaca-se a decoração para uma festa junina. Sugira às crianças que criam bandeirinhas e outros elementos decorativos, utilizando cartolina, papel colorido e fitas. O objetivo é envolver as crianças na preparação da festa, estimulando o trabalho em equipe e a percepção visual.

  • Decoração da festa junina, símbolos.
  • A professora, falará dos símbolos que existem na festa junina e servem de decoração. Podendo exemplificar: balão de dobradura, balão com caixa de ovo, corrente de papel, fogueira, vestimenta, comidas típicas, danças, brincadeiras, etc.
  • Mostrará os preparativos que está fazendo e sugere às famílias que reparem o ambiente para a festa no dia seguinte. Deixará livre se às crianças querem participar ou não.

Atividade 5: Símbolos da festa junina e comidas típicas

Por fim, a quinta atividade apresentar os símbolos da festa junina e as comidas típicas, como quentão, canjica, paçoca e pipoca. Incentive as crianças a participar da preparação para a festa, de acordo com suas motivações e restrições. É importante respeitar as diferentes culturas e crenças das crianças, permitindo que todos se sintam incluídos e confortáveis.

Para adaptar essa festa tradicional ao ensino remoto, é possível criar um ambiente temático e convidar as crianças para dançar ao som de músicas tradicionais, como “Pula Fogueira”, “Menina Bonita” e “Rodada”, além de selecionar outras canções populares da região.

  • Festa junina online ou presencial
  • Num ambiente preparado você estará vestida caracterizada e apresentará algumas danças juninas, convidando as crianças a dançarem também.
  • Músicas: Pula fogueira, O balão vai subindo, Menina bonita, Saia Rodada. (ou outras músicas de sua referência).

RECURSOS: Recursos para contação de histórias, tampinhas de garrafa pet, elastano, canetinha, cola, cartolina, papel, eva, obras de Alfredo Volpi, músicas juninas.

AVALIAÇÃO: Será observado se às crianças participaram das atividades com interesse alcançando os objetivos de aprendizagens da BNCC.

As atividades podem ser adaptadas de acordo com a faixa etária das crianças. É fundamental garantir a participação e o interesse das crianças em todas as atividades propostas.

Espero que tenham gostado e lhe ajudado a montar seu planejamento, deixe nos comentários!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here