Egocentrismo na educação infantil

Qual papai ou mamãe nunca passou pela situação do “é meu!”, quando o seu pequeno pupilo se nega de todas as formas a dividir o que tem com outro? Quem nunca presenciou uma cena de birra no mercado quando o tutor de um pequeno ser não o presenteia com aquilo que ele quer?

Essa atitude que vemos – quase que sempre – e tachamos como “má educação”, na verdade, tem um nome e uma explicação: egocentrismo infantil.

Como assim?

egocentrismo-educacao-infantilO egocentrismo infantil é a fase que toda criança de 0 a 6 anos passa, e papais e mamães leitores, acalmem-se, é natural. Nessa fase, a criança ainda não aprendeu a se colocar no lugar do outro, e até então só enxerga o mundo de um único ponto de vista: o dela. Ou seja, eles se vêem como se o mundo girasse em torno de suas vontades.

Apesar de ser um comportamento normal da fase da infância, afinal, é nesse momento que os pequenos estão descobrindo quem são, e como ver o mundo, educar e auxiliar é papel dos pais e mães em todas as fases, e para ajudá-los a ensinar os pequenos a verem outros ângulos do mundo, existem informações que você precisa saber.

Relacionar-se com o outro, faz mais do que bem: é ótimo!

Os relacionamentos humanos são necessários. Com já dizia Tom Jobim: é impossível ser feliz sozinho. E é mesmo. Não necessariamente em um romance, mas a felicidade está em ter alguém com quem você possa contar, seja um irmão, cônjuge ou amigo. Relacionar-se é ser feliz!

Essa parte de se relacionar com o outro é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da concepção do outro nas crianças, afinal, como ela vai se por no lugar do outro se ela não o vê e não se reconhece nele?

A escola é o local onde as crianças aprendem a conviver em harmonia. O papel do professor é auxiliar na educação para o convívio social nessa fase da vida. Ele estimula o convívio dos pequenos, uns com os outros, para que se percebam e se identifiquem no outro, dando início à empatia.

Seu “neném” não é egoísta

Chamar seu filho (a) de egoísta não o fará se diferente. Entenda, nessa fase, ele está aprendendo a se relacionar com o outro, e para que ele não se torne uma pessoa egocêntrica, é necessário que haja a participação de seus tutores nesse processo.

Incentivar o pequeno a dividir, compartilhar e compreender o outro é a chave para que ele compreenda que o mundo não gira em torno do seu próprio nariz.

Além dessas dicas, conversar, explicar e compreender são fundamentais para o entendimento da criança. Entregá-la na creche e buscá-la pela tarde sem conversar, e saber dela como ela está, não auxiliam para mudar positivamente a fase de egocentrismo.

Estimule, estimule e estimule!

egocentrismo-infantilCada vez mais estamos vivendo em um mundo individualista e egocêntrico onde cada um só pensa em si mesmo. Infelizmente, os convívios pessoais e relações estão sendo substituídos por celulares, computadores, jogos eletrônicos e etc. É cada dia mais comum achar “fofo” que uma criança de 1 ano já sinta o desejo por aparelhos eletrônicos, e conforme o tempo passa, fique cada vez mais viciada na vida digital.

Estimular o convívio social real é importantíssimo para essa fase. Leve seu filho (a) ao parque, brinque com ele, leve-o para a fazenda, mostre os animais, joguem xadrez e se divirtam com outras crianças também. Estimular o convívio natural aumenta o sentimento de se reconhecer no outro como igual, e ter contato físico é essencial para acalentar as relações pessoais.

Acima de tudo lembre-se: é uma fase e seu pequeno precisa de você para crescer e ser um ser humano extraordinário.

DICA DE LIVRO: O REIZINHO MANDÃO AUTORA: RUTH ROCHA ILUSTRAÇÕES: WALTER ONO

DICA DE LIVRO: O REIZINHO MANDÃO
AUTORA: RUTH ROCHA
ILUSTRAÇÕES: WALTER ONO

Mari Orben
Mari Orben
Olá, tudo bem? Sou Graduada em Pedagogia, Pós Graduada em Contação de Histórias e Musicalização na Educação Infantil e Anos Iniciais. Atualmente atuo como professora de educação infantil na cidade de Joinville/SC.

7 Comentários

  1. Darci S. Avallone disse:

    Parabéns !
    Amei esse comentário sobre egocentrismo

  2. Darci dos Santos Avallone disse:

    Amei esse artigo sobre egocentrismo
    Parabéns !

  3. Darci dos Santos Avallone disse:

    Amei esse artigo sobre egocentrismo .
    Parabéns !

  4. Darci dos Santos Avallone disse:

    Amei esse artigo !
    Sou graduada em Pedagogia com vários cursos de aperfeiçoamento em alfabetização …
    Uso o silabário mesclado com construtivismo … trabalho com desenvolvimento de discriminação visual, tátil ,auditiva ,lateralidade dentro de um contexto histórico despertando o interesse no aprendizado e a sequência no dia a dia motivando para a presença do educando no decorrer das etapas …
    O Profa curso que aprendi a trabalhar com a execução de projeto até o produto final que finalizando com a montagem de um livro com enredo ,onde os alunos sugerem o título …por exemplo : Projeto Supermercado ,visita , desenhos ilustrativos , como executar as compras cumprindo os quesitos do trabalho , confecção do material , gôndolas na sala , entrevista com os pais do resultado final
    Pós graduada em psicopedagogia e psicomotricidade , extensão universitária em didática ,teatro , bandinha com musicalidade infantil …
    Projeto Recreio Dirigido induzindo as crianças a brincarem com senso de companheirismo sem correria mas compartilhando com os outros, respeitando e brincando com uso de jogos :
    dama ,dominó ,bafo ,mico ,letrinhas e brinquedos com sucata ,estante de livros induzindo interesse pela leitura ,corda para pular , aparelho de TV com DVD musical infantil possibilitando as crianças a se movimentar com ritmo, organizadas no espaço reservado ….
    As crianças que respeitarem as regras serão premiadas com estrelinhas a serem coladas no caderno …o que dará direito a uma recompensa qdo completarem certa quantidade de pontos …pode abranger educação ,presença ,uniforme e lição de sala …além dos pais acompanharem no aproveitamento cobrando e acompanhando o resultado …no final da semana são contemplados com estrelinhas e devem fazer sua auto avaliação que pode variar de 1 a 5 estrelinhas … a participação e pontuação de cada um influenciará na pontuação do grupo sala, a ser colocada no painel com direito a premiação : passeio atingindo o número estipulado de estrelas no painel
    Objetivo é criar um senso de justiça, colaboração , interesse , motivação e chegar na motivação com participação sem egocentrismo mas com bastante altruísmo , compartilhando e desenvolvendo senso de amizade e se tornando Big Brother …
    É important para auxiliar nos trabalhos em grupo ajudando os demais com companheirismo e no combate ao egoísmo despertando o sentimento de empatia …que pode ser reforçado com histórias contadas por eles numa roda de conversa
    Agradeço a participação ,atuo no magistério há 55 anos , devo aposentar no segundo cargo trabalhando mais 3 anos .
    No próximo ano devo lançar um livro intitulado … Um caminho suave com pedregulhos …
    Aceito retorno e avaliação do meu exposto.
    Boa noite ! Bj
    Atuo em Escola Municipal Darci

    • Mari Orben disse:

      Nossa que legal! Quando lançar seu livro, entre em contato novamente, podemos divulgar aqui Blog da Mari…
      Desejo sucesso para você, e somente coisas boas desta vida! Admiro demais quem consegue chegar no fim da carreira e ainda continuar contribuindo com seu conhecimento!
      Parabéns!

  5. Pablo Albano disse:

    Uma fase que precisa de muita atenção, parabéns pelo texto!

Deixe uma resposta

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress

CONTEÚDO VIP!

Coloque o seu email abaixo e receba gratuitamente as novidades do meu blog!