Projeto Dia dos Pais para Educação Infantil

JUSTIFICATIVA:

No Brasil, o dia dos pais é comemorado sempre no segundo domingo do mês de agosto, e o melhor presente que um pai pode receber de seu filho é um presente feito à mão, ao ter cada toque e criatividade personalizando seu presente, tenho certeza que seu pai apreciará ainda mais do que o presente que ele costumava receber, e pensando nisso separamos algumas ideias para demonstrar todo o respeito, amor e carinho que sentimos por esta figura paterna tão importante em nossas vidas, seja ele o pai biológico ou pai avô, pai tio, mãe pai…O importante mesmo é a mensagem que esta data evoca.

OBJETIVOS:

  • Instigar carinho, respeito e gratidão pela figura paterna;
  • Identificar as características de seu próprio pai (conhecê-lo);
  • Reconhecer a importância da paterna no desenvolvimento do caráter humano;
  • Fortalecer os vínculos entre família e escola;
  • Proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos contexto familiares;
  • Promover e estimular a linguagem oral, cognitivo e motor;
  • Estabelecer e ampliar as relações sociais;
  • Estimular a afetividade entre as crianças e os pais;
  • Desenvolver atenção e a criatividade;
  • Desenvolver a leitura através da visualização de figuras.

AVALIAÇÃO: Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

SUGESTÕES DE LIVROS INFANTIS:

Livro: O Homem que amava caixas
Autor: Stephen Michael King
Ilustrador: Stephen Michael King
Tradutor: Gilda de Aquino

Resenha: O Homem que Amava Caixas conta a história de um homem que era apaixonado por caixas e por seu filho. O único problema é que, como muitos pais, ele não sabia como dizer ao filho que o amava. Este livro fala de maneira simples e bonita sobre o relacionamento entre pai e filho. Com ilustrações alegres e muita sensibilidade.

Livro: Cara de Um, Focinho do Outro
Autor: Guto Lins
Coleção: Prequeté.

Resenha: Neste livro, rimas, provérbios e jogos de palavras constroem uma história sensível e divertida. a partir da palavra “cara”, que assume múltiplos significados de acordo com os diversos contextos, a história é desenvolvida, página a página, evidenciando a riqueza do vocabulário e das imagens.

Livro: Adivinha quanto eu te amo
Autor: Sam McBratney
Ilustradora: Anita Jeram
Tradutor: Fernando Nuno
Editora: Martins Fontes

Resenha: Esta é a história de dois coelhos, Coelho Pai e Coelhinho. A história começa quando Coelhinho puxa as orelhas do pai e faz a pergunta que intitula o livro: “Adivinha o quanto eu te amo?”. O livro continua com os dois disputando e usando medidas cada vez maiores para quantificar o quanto eles se amam.

DESENVOLVIMENTO:

Em uma roda de conversa, após a contação de história, sonde as crianças e peça para que descrevam seus pais oralmente, quem são eles? O que gostam de comer, de assistir na televisão e o que fazem quando estão livre? Tenha tato de sondar ao longo do ano as relações familiares próximas de seus alunos. Tenha cuidado caso algum aluno tenha problemas familiares com o pai.

  • Cantem músicas de homenagem aos pais, crie gestos e uma coreografia com as crianças, elas amam e os papais também!

MÚSICA: PAPAI MEU AMIGÃO
Melodia: (No ritmo de ciranda cirandinha)

Papai meu amigão
Hoje eu vou comemorar
Vou te dar muitos beijinhos
E depois te abraçar

Com amor e com carinho
Do fundo do coração
Batam palmas pro papai
Que é meu grande campeão

  • Já para as crianças maiores porque não trabalhar a Matemática e o Raciocínio Lógico: Use da idade dos pais dentro de atividades de soma, subtração, familiaridade com números entre outros.

SEGUE ALGUMAS IDEIAS DE ATIVIDADES

  • Crie e personalize junto a seus alunos um livro intitulado “Só eu e meu Papai”. Peça aos alunos que escrevam e respondam ilustrando e decorando cada página com as seguintes frases:

EU E O MEU PAI
Eu e o meu pai gostamos de comer …
Eu e meu pai gostamos de brincar …
Eu e meu pai gostamos de ir …
Eu e meu pai gostamos de assistir …
Na última página do livro, os alunos colocam uma fotografia deles com seu pai e escrevem: “Eu amo você, papai”.

MURAL PARA OS PAPAIS:

  • Mural de mensagens para os papais, porém você professor, irá precisar da ajuda das mamães em casa.
  • Deixe que as crianças pinte livre com tinta guache na cor de sua preferencia, um pedaço grande de papel craft, para que vocês possam montar juntos um mural na escola. Este papel craft pintado, será usado para colar as cartinhas que as mamães irão fazer com seu filho em casa.
  • Envie um bilhete para casa dentro de um pequeno envelope para que o papai não veja. Neste bilhete você pedirá uma foto da família e estará explicando a atividade que a mamãe irá fazer com seu filho em casa, com materiais diversificados e muita criatividade, eles irão fazer uma mensagem para o papai.
  • Ao chegar todas as mensagens das crianças, cole a cartinha com a foto da família na frente do envelope com fita adesiva no papel craft que foi pintado na escola e enfeite do jeito que você achar melhor.

Segue como organizar o mural:

MODELO DO BILHETE PARA MAMÃE:

MAMÃE

ESTAMOS PREPARANDO UMA SURPRESA PARA O DIA DOS PAIS, SENDO ASSIM PEDIMOS PARA QUE NOS ENVIE UMA FOTO DA FAMÍLIA E JUNTO AO SEU FILHO(A) ESCREVA UMA MENSAGEM A ELE E ILUSTRE COM MATERIAIS DIVERSIFICADOS. SEJA CRIATIVA E MUITO CUIDADO PARA O PAPAI NÃO DESCOBRIR.
A ENTREGA SERÁ ATÉ O DIA ……………………………………………………………

DESEJAMOS UMA ÓTIMA ATIVIDADE!

UMA LEMBRANÇA SINGELA.

INGREDIENTES:

1 xícara de sal
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de água morna

Misture tudo em um recipiente e amasse até a massa ficar lisa e elástica. Se a massa continuar pegajosa, acrescente um pouco mais de farinha, se ficar seca e quebradiça, coloque mais água. Depois que a massa estiver pronta, estique a massa, coloque em um recipiente que possa ir ao forno e carimbe a mãozinha ou pé da criança para deixar sua marca, veja a melhor forma para você. Em seguida leve ao forno baixo durante mais ou menos três horas. Quanto mais fina a massa e mais baixo o fogo melhor! Ah, não se esqueça de colocar papel manteiga no fundo do recipiente para evitar que grude. Se você for pendurar, não esqueça de fazer o furinho antes de levar ao forno. Espere um dia para pintar com a cor que você preferir com as crianças! Fica lindo…

2 comentários em “Projeto Dia dos Pais para Educação Infantil

  1. Mari, obrigada em dividir seus conhecimentos e colocar seus planejamentos e descobertas, vida de professora é corrido, e você nós ajuda muito. Parabéns!

Deixe uma resposta

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress

CONTEÚDO VIP!

Coloque o seu email abaixo e receba gratuitamente as novidades do meu blog!