Por que contamos histórias?

Todos nós contamos histórias e a todo momento, a história do seu dia, sua vida, notícias, e assim por diante. Seja em cavernas ou nas cidades, a narrativa continua sendo a forma mais inata e importante de comunicação. As histórias nos definem, nos moldam, nos controlam e nos fazem.

Nem toda cultura humana no mundo é alfabetizada, mas toda cultura única conta histórias.

A narração de histórias, é a forma mais antiga de ensino, ligou as primeiras comunidades humanas, dando as pessoas as respostas das maiores questões da criação da vida, e pós morte.

É muito comum dar aos alunos livros de histórias, permitir que eles assistam e ouçam histórias, sendo esta uma maneira das crianças as apreciarem e um grande incentivo a leitura, oferecendo muitos benefícios:

Benefício 1 – Melhora as habilidades de linguagem
Quando as crianças ouvem contadores de histórias, elas têm a chance de ouvir as palavras apresentadas de uma maneira única, além de ouvir inflexões de fala. As crianças em idade escolar têm a chance de ouvir novas palavras, o que pode ajudá-las a expandir seu vocabulário . Contar histórias para crianças apresenta dispositivos literários de forma memorável. As crianças têm a chance de ouvir construção, conflito, clímax, caracterização e muito mais.

Benefício 2 – Aumenta a memória
Como a narrativa que não usa a adição de ilustrações ou livros, as crianças precisam se lembrar de nomes de personagens e pontos-chave. Isso ajuda a exercer as habilidades de memória das crianças. Os professores podem aproveitar esse benefício, tomando o tempo para fazer perguntas sobre a história durante e depois da narrativa, envolvendo habilidades de memória.

Benefício 3 – Desenvolve pensamento criativo e imaginação
Contar histórias infantis sem auxílio visual ajuda a desenvolver o pensamento criativo e a imaginação. As crianças podem aproveitar sua imaginação, fornecendo suas próprias imagens “ideias” para a história. A criatividade é uma habilidade importante, e os professores podem desenvolver essa habilidade fazendo com que as crianças criem desenhos de personagens ou novas histórias, entre outros.

Benefício 4 – Melhora o entendimento cultural
A narração de histórias também ajuda a melhorar o entendimento cultural, uma vez que as histórias dão às crianças a chance de explorar suas próprias culturas e outras. Ao ouvir histórias, as crianças aprendem a empatia com situações, lugares e povos desconhecidos, têm a capacidade de aprender mais sobre diferentes valores, tradições e experiências de vida.

Contar histórias para crianças também oferece muitos outros benefícios , tais como:

  • Aumento do gosto pela leitura
  • Melhora comunicação
  • Melhora as habilidades de escuta
  • Encoraja a escrita, uma vez que as crianças em idade escolar, vão querer escrever suas próprias histórias
  • Mantém as crianças envolvidas na aprendizagem, atenção e concentração.
  • Desenvolve o senso crítico, encorajando as crianças a expor seus pensamentos e sentimentos.

Claro, enquanto a narrativa oferece muitos benefícios, é importante que os professores escolham as histórias certas para crianças, histórias que ensinem lições e habilidades, apresentando um bom conteúdo que façam as crianças pensar e discutir.

Deixe uma resposta

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress

CONTEÚDO VIP!

Coloque o seu email abaixo e receba gratuitamente as novidades do meu blog!