Avaliação na educação infantil, junto a um modelo de relatório

Cuidar de educação é uma profissão que envolve algo muito delicado. Afinal de contas, não é nada simples cuidar da educação de uma criança. Isso porque é neste momento em que ela vai ter a base de formação para toda a sua vida. Tanto que muitas crianças possuem dificuldades no decorrer da vida escolar por conta de problemas durante a educação infantil.

E é exatamente por isso que são precisos alguns cuidados durante a educação, como um modelo e relatório para controle e acompanhamento por meio de um modelo de relatório para que se possa acompanhar todo o desempenho durante a educação infantil.

Foi pensando em tudo isso que nós separamos aqui uma série de informações sobre o funcionamento de uma avaliação durante a educação infantil, tendo ao lado como ferramenta um modelo de relatório. Afinal de contas, para medir o desempenho e a evolução é preciso de métricas que são estabelecidas dentro de um modelo de relatório.

Entenda o processo de avaliação infantil
Um modelo de relatório dentro da educação infantil consiste em nada mais do que um documento no qual professor (a) da criança dentro da escola vai atestar todo o desempenho da mesma durante o ano, apontando pontos fortes e aqueles a melhorar, de maneira que os pais consigam saber o que está acontecendo na escola e também como o seu filho está avançando na educação.

O relatório deve ser padrão para todas as crianças e consiste em um documento, assinado tanto pelo professor de turma, quanto pelo coordenador da escola, atestando o desenvolvimento de cada aluno em cada uma das matérias ensinadas na escola.

Isso é necessário de ser feito não só para que o professor tenha um controle anual do desenvolvimento do aluno, mas também para os pais fazerem um controle dentro de casa do desempenho de seu filho na escola e assim ficar por dentro de tudo.

É importante também que este relatório de avaliação da educação infantil também seja assinado por um dos pais, de maneira a garantir à escola que estes estão cientes daquilo que o professor queria dizer de seu filho.

É necessário que este relatório seja realizado todos os anos e que os professores acompanhem de perto o desenvolvimento de cada aluno, de forma a conseguir avaliar detalhadamente cada um deles.

Vale ressaltar que o modelo vai passar a compreender mais detalhes e mais competências à medida que o aluno passa de ano, já que é natural que a complexidade do que se é aprendido aumente com o passar dos anos.

Por fim, é preciso que tanto professores quanto pais saibam da importância do acompanhamento da educação infantil por meio de relatórios de desempenho, pois essa é uma fase crucial não só para o desenvolvimento atual da criança, mas também para todo o seu desenvolvimento escolar.

Isso porque muitas das dificuldades na escola que são apresentadas já no colegial têm origem em falhas que não foram corrigidas na educação infantil.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário abaixo!

4 comentários em “Avaliação na educação infantil, junto a um modelo de relatório

    1. Legal Fabiana! Se inscreva em nosso blog para receber as novas postagens. Logo estaremos postando um modelo de relatório do qual sempre utilizo em sala de aula e facilita muito o nosso trabalho de professora. Forte abraço ?

  1. Gostei muito também, quero mais informações sobre esse assunto de grande importância nessa fase tão delicada.

Deixe uma resposta

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress

CONTEÚDO VIP!

Coloque o seu email abaixo e receba gratuitamente as novidades do meu blog!