A Importância da Educação Física na Educação Infantil

educacao-fisicaCada criança possui inúmeras maneiras de pensar, jogar, brincar, falar, escutar, se movimentar, sendo que é por meio destas diferentes linguagens que a Educação Física tem um papel fundamental na Educação Infantil, vindo a proporcionar às crianças uma diversidade de experiências, através de situações nas quais elas possam criar, inventar, descobrir novos movimentos, reelaborar conceitos e ideias sobre o movimento e suas ações.

Na educação infantil é de extrema importância disponibilizar o maior número de experiências possíveis, apresentando um novo mundo. Nesse mundo, a criança começa a se relacionar com um meio social e físico, ajudando no desenvolvimento.

Para estimular o intelecto e o físico é preciso que pessoas mais experientes ofereçam desafios cada vez mais difíceis, para que as crianças descubram os próprios limites, enfrentem desafios, conheçam e valorizem o próprio corpo, relacionem-se com outras pessoas, percebam a origem do movimento, expressem sentimentos, utilizando a linguagem corporal, localizem-se no espaço, entre outras situações voltadas ao desenvolvimento de suas capacidades intelectuais e afetivas.

planos-de-aula

A educação física consegue isso de uma forma muito prazerosa e lúdica, através de jogos, brincadeiras e esportes, situações de experiências com o corpo, materiais e de interação social, porém o profissional de educação física precisa entender cada estágio de desenvolvimento, para estimular corretamente cada etapa.

Portanto, é imprescindível a presença do profissional no ensino infantil, fase em que a criança necessariamente deve estar brincando, movimentando-se, descobrindo-se.

Para profissionais de Educação Física que estão começando agora na área ou para os que já atuam e tem interesse estar aperfeiçoando seu trabalho, segue um e-book com 40 planos de aula do Nando Esporte.

Quem é o autor do E-book?

Nando é Professor de Educação Física desde o ano de 2007, pela Universidade Paranaense. Pós Graduado em Educação Especial, tendo experiência como Coordenador Geral no Programa 2º Tempo do Ministério do Esporte – 2008. Coordenador Geral no Programa PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. Atualmente trabalhando na Escola de Educação Especial.

planos-de-aula

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress

CONTEÚDO VIP!

Coloque o seu email abaixo e receba gratuitamente as novidades do meu blog!