4 Motivos para brincar com os seus filhos

voce-sabe-brincar-com-seus-filhosCom o passar dos anos, a população começou cada vez mais correr atrás de uma carreira bem-sucedida, um alto cargo e, consequentemente, um estilo de vida melhor. Só que todas essas coisas demandam tempo, que aliás, é artigo de luxo em pleno século XXI.

Ninguém tem tempo para nada. Você mal se deita na cama e já tem que levantar, levar os filhos para escola, resolver milhares de coisas no trabalho, voltar do trabalho e ainda ter que fazer serviços domésticos. E onde sobra tempo para os seus filhos nisso tudo?

Não é de hoje que muitos filhos acabam crescendo distante dos pais por estes terem uma rotina tão corrida que acabam por não terem tempo para brincar com as crianças. E o mais contraditório nisso é que, muitas vezes, esses pais se matam de trabalhar para dar uma vida melhor – uma vida que não tiveram – para seus filhos e acabam esquecendo de pequenos gestos, como o ato de separar um pouco de tempo para eles.

1 – Otimismo

Esse tempo com as crianças é muito importante, tanto que vai além da interação dos pais com os filhos. Você sabia, por exemplo, que brincar com seus filhos estimula o otimismo? E não é só isso, a brincadeira que com o passar do ano se torna mais complexa para a criança desenvolve outros importantes aspectos para quando ela se tornar adulta, como a cooperação, a negociação e o autocontrole.

2 – Maior aceitação a mudanças

O fato de a criança perder nos jogos ou algum amigo não querer brincar do jeito que a outra criança quer pode ajudá-lo a desenvolver uma característica muito importante: a habilidade de saber lidar com as mudanças, coisa que acontece, querendo ou não, na vida de qualquer pessoa.

A criança aprende desde cedo, a lidar com a frustração, se adaptar nas mais diversas situações e consegue evoluir a partir disso.

3 – Respeito

Outro item muito importante desenvolvido nas brincadeiras é o respeito. A interação com os pais e até com outras crianças as ensina a respeitar o próximo, saber ouvir e entender essas outras pessoas e entender suas eventuais diferenças.

Mas para contribuir com esse respeito em desenvolvimento os pais não podem impor certas regras para os filhos, como: as meninas só brincam de boneca e os meninos de carrinho. Deixem os filhos se divertirem livremente, sem condições impostas por causa do gênero.

4 – Desenvolve o raciocínio

Jogos que requerem mais raciocínio, como os jogos de tabuleiro ou com regras ajudam as crianças a pensarem mais e de diversas maneiras, formulando estratégias, para resolver os problemas apresentados. Esses tipos de jogos também ajudam na argumentação, tomada de decisões, e até na conscientização do momento em que deve agir após analisar os resultados.

Obviamente que, inicialmente, elas irão errar, mas o erro irá ajudá-las em situações futuras. Ou seja, elas terão mais sucesso nas partidas seguintes.

Algumas horas brincando com seu filho influenciarão ele, lá no futuro, em aspectos não só emocionais, mas psicológicas também. A brincadeira com os pais ajuda a criança a se desenvolver muito melhor, além de que essas horas juntos tornarão você e seus filhos muito mais próximos, muito mais íntimos e estreitarão os laços afetivos.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário abaixo!

Recomendo: Produto sensacional para professores de educação musical. O e-book crianças e música: canções e atividades musicais contém uma série de canções e atividades relacionadas as mesmas, para serem praticadas em sala de aula com alunos do ensino fundamental. São atividades simples de fácil assimilação para o professor e para o aluno.

button_quero-cancoes-e-atividades-musicais-agora

Deixe uma resposta

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress

CONTEÚDO VIP!

Coloque o seu email abaixo e receba gratuitamente as novidades do meu blog!